Prego no pneu: Saiba quais os riscos e como você deve agir!
É mais comum do que parece. Você sabe o que fazer caso um prego entre em seu pneu? Confere aqui que nós te contamos!
No dia a dia, ainda mais para quem costuma dirigir bastante, podem acabar ocorrendo alguns imprevistos no trânsito. Levando isso em consideração, é fundamental deixar claro que qualquer motorista deve prezar sempre pela sua segurança, seja tanto no ambiente externo do seu veículo quanto no âmbito interno.
No que tange à parte interna, é necessário ter alguns cuidados, como colocar o cinto de segurança, regular seu retrovisor e jamais, em hipótese alguma, dirigir enquanto está mexendo no celular ou algum outro aparelho.
No que se refere à parte externa do veículo, por mais que possamos tomar certos cuidados, como calibrar os pneus, estar com o pisca-pisca e faróis regulados, nem sempre conseguimos fugir de determinadas situações, como, por exemplo: passar por cima de algo pontiagudo, como um prego.
Esse imprevisto pode ocorrer caso você passe dirigindo próximo a um canteiro de obra. Todavia, às vezes, quando um prego entra no pneu, nem sempre ele murcha na hora, e você nem percebe que ele está efetivamente lá.
No entanto, a dúvida que resta é: será que realmente é perigoso dirigir com um prego no pneu? É necessário retirá-lo? Confere aqui que nós te contamos:
Como descobrir se um prego entrou em seu pneu?
Em síntese, quando dirigimos um veículo que está regular, sem nenhum defeito, passamos a nos acostumar com o som que nosso veículo faz.
Então, levando em consideração sua experiência no volante, no comando de seu carro, caso um prego fique fixo em seu pneu, provavelmente você passará a ouvir um som de “cliques”, como se a cada rotação que sua roda faça, em um lapso de momento, é possível escutar um metal, um som que não deveria estar ali.
Caso você não perceba o som, ao sair do seu veículo, também é possível ver algo brilhando no seu pneu. Em suma, esses são os sinais que você poderá ter caso um objeto metálico adentrar o pneu de seu carro.
É possível dirigir um carro com um prego no pneu?
Caso um prego fique preso no seu pneu e não o esvazie, dificilmente você irá perceber que ele está lá até estacionar o carro.
No entanto, a partir do momento que o veículo parar de rodar, o ar continuará escapando pelo espaço aberto através do prego e, consequentemente, esvaziando-o. Quando isso ocorrer, você deverá levar seu pneu a um mecânico para consertá-lo antes que mais estragos ocorram.
De acordo com o Autoblog, “quanto mais tempo você dirigir com o prego no pneu, mais danos ele causará: assim que você notar um prego no pneu, entre em contato com uma loja de pneus para ter seu pneu inspecionado. Dirigir com um buraco no pneu é potencialmente perigoso e pode causar uma explosão”, explica o Autoblog.
Além disso, dirigir muito tempo com essa situação, pode danificar completamente a peça. Com isso, terá que fazer a sua substituição, em vez de simplesmente fazer o reparo.
Fonte: https://rotasdeviagem.com.br