Entendendo o Balanceamento
Para que os pneus girem sem causar vibrações é necessário que haja um equilíbrio entre as rodas e os pneus. Quando uma roda carrega um peso superior à sua paralela do lado oposto, ocorre uma vibração e um desequilíbrio que chamamos de desbalanceamento.
Vibrações no volante, painel, assentos e até mesmo no piso do automóvel podem ser causados por conta do desbalanceamento total ou parcial das rodas dianteiras e traseiras do veículo.
Caminhões, ônibus e veículos off road devem se atentar ainda mais com o balanceamento de suas rodas por conta do forte atrito do pneu com buracos e outras falhas nas vias de direção.
Para corrigir o desbalanceamento geralmente são colocados contra-pesos de chumbo medidos na roda oposta, causando assim compensação de peso em todas as demais. Porém, esse método pode ser falho, já que o veículo sempre está em movimento e passa constantemente por atritos e lesões. Além do mais, esses chumbos podem ser tóxicos e poluem o meio ambiente.
Especialistas recomendam que a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses seja realizado novamente um procedimento de balanceamento de pneus, gerando novamente uma série de gastos e tempo sem o veículo.