BLOG

7 Cuidados com os pneus do carro que você precisa ter

O pneu é um componente muito importante do automóvel, e faz parte da segurança do mesmo. Por este motivo, os cuidados com os pneus do carro também devem ser uma prioridade. 

Pode ser que não seja o seu caso, porém, muitas pessoas não possuem tanto zelo com o próprio veículo, em vários quesitos, como por exemplo, limpeza, realização de reparos, e também os cuidados com os pneus do carro.

E justamente os cuidados com os pneus que, muitas vezes, passam despercebidos pelos proprietários, que acabam preocupando-se apenas quando a vida útil do mesmo chega ao fim.

Os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo. Então, podemos dizer que a sua boa conservação e correta manutenção, garantem a proteção na hora de pegar a estrada.

Quando eles não estão de acordo com as especificações necessárias para rodar corretamente, o automóvel pode sofrer um desgaste maior, e consequentemente, gerar gastos e até acidentes. Daí a importância de realizar uma revisão.

1 – Calibre periodicamente os pneus
A calibração dos pneus deve ser feita todas as vezes que o carro for abastecido, ou ao menos, de 15 em 15 dias. Geralmente, a calibração ideal para cada modelo de automóvel está no manual do fabricante.

2 – Faça um rodízio de pneus
Tanto os pneus dianteiros, quanto os traseiros, estão sujeitos a terem cargas diferentes, e assim não suportam as frenagens da mesma forma. Então, o rodízio garantirá que todos os pneus do veículo tenham um desgaste parecido, aumentando a durabilidade e o equilíbrio.

3 – Fique de olho no alinhamento e balanceamento
Essa manutenção deve ser feita sempre que você realizar o rodízio de pneus, ou quando sentir que o carro tende a puxar para algum dos lados. Ou ainda, sentir alguma trepidação. O alinhamento corrige a tendência do automóvel de se deslocar para um dos lados, e o mantém em linha reta.

4 – Evite sobrecargas
Cargas em excesso podem comprometer a estrutura do pneu, o que poderá também acentuar o desgaste.

5 – Componentes e fluidos
É importante lubrificar as porcas dos pneus. Isso ajudará a evitar que elas enferrujem, e facilitará na hora da troca.

6 – Evite freadas bruscas
Qualquer freada mais brusca já irá contribuir para que o pneu fique desgastado. Quanto mais forte ela for, maior será o dano causado para a estrutura do pneu.

7- Cuidado com solos indevidos
Cada pneu é indicado para um tipo de terreno. Isto significa que, rodar na cidade com um pneu produzido para ser usado apenas em terra, diminuirá a estabilidade do carro, fazendo com que os pneus se tornem desgastados, e o consumo de combustível aumente.

 

NÃO ESQUEÇA DA REVISÃO DE FINAL DE ANO OU ANTES DAS SUAS FÉRIAS!!!